h1

Resumo do Fim-de-semana em Valdozende entre Direcções de Juventude

Abril 28, 2009

.:Sexta-feira:.
O começo…
Começou este encontro na sexta-feira pelas 00h00 em Valdozende. Os departamentos encontraram-se primeiro no Porto e um ante o outro seguiram rumo a Valdozende.
Neste dia pouco se adiantou no programa. Foram feitas as apresentações, e todos os membros puderam apresentar-se, numa forma de permitir a primeira tentativa de dissipação de vergonhas.

.:Sábado:.
A meditação
Iniciámos o programa no Sábado com o pequeno-almoço em conjunto seguido de uma meditação baseada na leitura em S.Marcos 16:15-20. Esta leitura, muito sucintamente, relatava a aparição de Jesus aos seus discípulos depois de ressurrecto. Eis que os mandou seguir pelo mundo, espalhar a Palavra e Ele com eles estaria, cumprindo assim as suas promessas.

“Juntos para partilhar”
Depois desta leitura e meditação, abriu-se o espaço para uma breve exposição da história e linhas orientadoras dos dois departamentos. Nesta parte, cada departamento apresentou as linhas pelas quais a sua igreja se seguia e um pouco do percurso pelo qual tinha passado já até agora. Este primeiro plenário ficou marcado, sem nenhuma dúvida, por muita participação por parte de todos. Neste momento reflectiu-se ainda sobre quais os objectivos de um Departamento da Juventude. Através de uma chuva de ideias, o Departamento foi caracterizado, em linhas gerais, como um meio de unir jovens, cativá-los, responsabilizá-los, educá-los, aproximá-los, alargar horizontes.

“Juntos para sonhar”
Juntos para sonhar, assim foi designado o segundo momento da manhã. Esta segunda discussão baseou-se nos seguintes pontos:
– Quais os problemas que os jovens enfrentam na marcação da sua posição na igreja?
– Que poder tem departamento para fazer diminuir a clivagem entre os vários grupos de jovens do país? O que está ao alcance do departamento para não privilegiar certos grupos de jovens?
– Qual o trabalho junto dos pastores que os departamentos devem ter, no sentido de reforçar o apoio aos jovens da comunidade?
– De que é que os jovens precisam para se sentir parte de uma igreja que tanto precisa de juventude?

“Juntos para construir”
Após o almoço, “traçámos” o caminho que poderíamos construir juntos, tendo em conta que nos encontramos ainda no início de um complexo processo que queremos iniciar com calma, seriedade e organização. Reflectimos, assim, acerca das seguintes questões:

– O que podemos nós, enquanto departamento, fazer para inculcar nos jovens a ideia de fusão entre as duas igrejas e, desta forma, o conhecimento de mais pessoas.

– Que caminho que o departamento deve tomar para marcar uma posição de destaque juntos dos outros departamentos da igreja?

– Que actividades foram feitas no passado que podem ser recicladas para o presente? Que actividades tiveram sucesso e podem ser repetidas? Quais as que correram menos bem e que têm de ser reestruturadas?

– A nível económico, há necessidade de angariar fundos? Que actividades se poderão realizar para que haja margem de manobra maior?

Neste espaço foi criado por cada Departamento um plano de acção para este ano e definido um fim-de-semana conjunto como ponto de partida para outras actividades que iremos realizar juntos no futuro.

.:Domingo:.
No Domingo assistimos ao culto na Igreja Metodista de Valdozende, onde fomos calorosamente acolhidos. Após o almoço, despedimo-nos, tendo ficado a vontade de voltarmos a ter um novo momento de partilha e troca de ideias e definir novos objectivos, para que possamos continuar a sonhar e a construir juntos.

(Se quiseres, faz  AQUI o download deste texto em versão pdf.)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: